Compreendendo a perda auditiva

Buscar ajuda logo é a melhor opção

O que é perda auditiva?

A perda de audição significa que você perdeu a habilidade de ouvir certos sons. Talvez você não possa mais ouvir tons agudos, como as vozes de mulheres ou crianças. Ou talvez você não consiga escolher uma única voz se houver muita conversa em segundo plano.
Às vezes, a perda de audição é temporária, como um zumbido nos ouvidos depois de um show barulhento. Na maioria das vezes, é permanente porque os mecanismos que o ajudam a ouvir foram danificados.

Níveis de perda auditiva

A perda auditiva pode ser algo que acontece de repente se você estiver exposto a um som alto ou a uma explosão. Também pode ocorrer lentamente ao longo do tempo, que é que ocorre na maioria das vezes com a  perda auditiva relacionada à idade. Compreender a perda de audição é o primeiro passo importante para fazer algo sobre isso.

A perda auditiva pode ser dividida em quatro categorias, dependendo do nível de perda auditiva *: leve, moderada, grave e profunda. Assista ao vídeo para entender melhor esses quatro níveis.

Perda auditiva suave

Você terá problemas para ouvir e entender o discurso suave, o discurso de uma distância ou fala em um fundo de ruído.

Perda auditiva moderada

Você terá dificuldade em ouvir um discurso regular, mesmo a distâncias próximas.

Perda auditiva grave

Você só pode ouvir um discurso muito alto ou sons altos no ambiente, como uma sirene de ambulância. A maioria das conversas não são ouvidas.

Perda auditiva profunda

Você só pode perceber sons altos como vibrações.

Você sabe se está escutando bem?

Faça um teste auditivo online e gratuito em poucos minutos

O que é um audiograma?

O fonoaudiólogo ao explicar a sua perda auditiva ele sempre se referirá ao grau e “configuração” da perda, o que significa os tons e/ou frequência que você não consegue ouvir.
Estes tons serão colocados em um gráfico chamado audiograma.
Um audiograma mostra quais frequências você pode ouvir, e em que volume. O audiograma dá ao seu fonoaudiólogo uma boa ideia de quão grave é sua perda de audição e o ajudará a selecionar as melhores opções de tratamento para você.

Partes do ouvido e tipos de perda auditiva

O ouvido é composto de três partes:

  • ouvido externo
  • ouvido médio
  • ouvido interno

Saber como funciona a orelha é importante para entender a perda auditiva. A perda de auditiva pode ser dividida em três tipos dependendo da parte da orelha afetada.

Perda auditiva condutiva

Se sua orelha externa ou média não transferir som para a orelha interna, você tem perda auditiva condutora. Este tipo de perda auditiva pode ser temporária ou reversível. Muitas vezes, ele pode ser tratado removendo um bloqueio da orelha.

Perda de audição sensorial

Se a sua perda auditiva estiver localizada na orelha interna ou no nervo que transporta som para o cérebro, você tem perda auditiva neurossensorial. Este tipo de perda de audição é mais provável que seja permanente, mas existem excelentes opções de tratamento disponíveis.

Perda auditiva mista

Perda auditiva mista significa que você tem elementos de perda auditiva condutora e neurossensorial.